Frango xadrez

Receita originária da gastronomia chinesa e também muito apreciada pela cozinha japonesa.
Surgiu na província chinesa de Sichuan e desde então a sua receita original vem sofrendo variações, inclusive em relação ao nome. 
Eu acredito que no Brasil, o “Gong Bao”(nome original), acabou denominado com o nome de Frango Xadrez, pelo mix de cores e ingredientes cortados em cubos : ) 
No Brasil, nós não usamos a pimenta malagueta, mas minha amiga chinesa, me disse que é essencial, mas sabe como são chineses, eles adoram sabores mais exóticos, então, façam  como você gostarem, afinal cada cozinheiro dá o seu toque não é mesmo?!Se forem acrescentar coloquem só uma pontinha, porque, "minha nossa" é bem forte! risos...

 Ingredientes:

400 gramas de peito de frango em cubos médios 

2 colheres (sopa) de óleo
1cebola em cubos médios
1 pimentão verde em  em cubos médios  

1 pimentão amarelo em  em cubos médios
1 pimentão vermelho em cubos médios  

4 buquês de brócolis picados (opcional)
Pimenta malagueta á gosto (cuidado para não exagerar)
1 dente de alho amassado


1/2 xícara (chá) de amendoim torrado


Molho:
100 ml de molho de soja (shoyu)
200 ml de água 
2 colheres (sopa) de amido de milho 

Modo de fazer:

Em uma tigela, misture 1 colher de amido com os cubos de frango, coloque-os em uma frigideira com 1 colher de óleo, refogue até a carne cozer bem e reserve.

Em uma Wok ou uma outra panela, adicione a outra colher de óleo, doure a cebola picada e adicione o restante dos legumes.Refogue-os por 10 minutos, acrescente a carne reservada e misture bem com uma colher de pau.
Em uma xícara, misture o molho de soja, o restante de amido e a água, mexa bem e junte a mistura de frango.
Mexa constantemente até formar um molho espesso, isso levará cerca de 2 minutos, coloque em uma travessa e polvilhe com amendoim.

Meu marido não come amendoim, então eu não coloquei ; )
                            

É super gostoso, light e saudável, experimente também! 


Comentários