Espaguete com tofu e tomate cereja



Espaguete com tofu e tomate cereja é uma receita vegana, eu não sou vegetariana, não sei cozinhar muitas coisas veganas, mas a gente aprende comendo e tentando né?
Essa semana falei com uma amiga querida, a Nicole, que é vegetariana e fiquei pensando se eu tivesse que cozinhar pra ela (que nem ovo come) oque eu faria *Jesuis*! hihihi...
Então, eu vi uma receita de espaguete com tofu aqui e a minha receita foi inspirada nessa, mas na hora de fazer, fiz algumas modificações, como usar o molho de soja como tempero do tofu, as medidas para empanar e também a quantidade de espaguete ( não gosto de comer com pouco "molho").
É analisando bem, eu mudei quase tudo, hahaha, para adaptar ao meu paladar e ainda queria mudar até a massa. Mas gosto não se discute, as duas são gostosas a minha e a do site! =D
Eu acredito que com uma massa curta (gravatinha ou parafuso) ficaria mais gostosa, eu não simpatizo muito com o espaguete, mas meu marido gosta e a receita pedia, então foi assim...
Ingredientes: (3 porcões )

300 gramas de espaguete
100 gramas de tomates cereja partidos ao meio
200 gramas de tofu (queijo de soja)
2 colheres (sopa)  de molho de soja
1 colher (sopa)  de farinha de trigo
2 colheres (sopa)  de páprica doce
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (ou óleo de canola, ou milho ou girassol)
2 dentes de alho picados
Salsinha a gosto

Modo de preparo

Escorra bem a água do tofu, deixe por alguns minutos sobre pape-toalha para retirar o excesso de água e corte-o em cubos.
Coloque-o em uma tigela e envolva-os bem no molho de soja.Eles ficaram mais escuros é normal.
Clique na foto para ampliá-la.
Junte a farinha de trigo e a páprica. Cubra com um papel toalha e agite, tomando cuidado para não "voar farinha" por toda sua cozinha ou você pode fazer isso dentro de um saco plástico limpinho ou caso prefira, empane-os um por um na mistura.
Coloque o espaguete para cozinhar e siga as instruções de tempo da embalagem.
Em uma frigideira antiaderente, aqueça 1 colher de sopa de azeite (ou pincele-o com um pincel culinário) e frite/grelhe os cubos de tofu até ficarem bem dourados, virando-os dois 2 lados.
Se a sua frigideira não for antiaderente, será difícil fazer isso com essa quantia de azeite :( Eu realmente não testei.
Clique na foto para ampliá-la.
Em uma outra panela, aqueça o restante do azeite e doure o alho. Quando estiverem dourados, retire do fogo, junte os tomates e mexa com uma colher para eles incorporarem o gostinho do alho também.
Misture tudo ao espaguete, polvilhe salsinha e sirva!


Comentários

Nicole disse…
Flore, que linda vocêêê!! Fiquei até emocionada agora ;)
E ainda comprou o tofu orgânico! Uma coisa que eu faço muito por aqui é massa folhada (compro a light do Aldi, é vegana!) em forma de pasteizinhos, recheada com alho-poró, escarola (hmmmmm!), pimentão e cogumelo... o céu é o limite! E é tão fácil da fazer... você pode congelar o recheio ou a massa (ou mesmo os pasteizinhos prontos). É uma opção super saudável ;)

Beijo, querida!
Quelen Grapiglia disse…
Ni querida!
Vc merece :)
Nossa!eu vou fazer isso! nunca comi nada parecido com esse teu pastelzinho vegano chiquérrimo e (tb nunca comi escarola!)
Já comprei massa folhada light no kaufland!mas não sei se era vegana, não prestei atenção amiga...a embalagem era com amarelo e escritas azuis se não me engano! =D
Um super beijo e fica com Deus.
Amanha te escrevo um e mail :)